Spring

No mundo germânico, Palavras com Letras Maiúsculas representam visualmente uma função gramatical: olá muito prazer eu sou um substantivo e você? E prossegue num aperto de mão dominador, sabendo que o verbo pode até ser a estrela do show mas que sua mera presença o obriga a dobrar e flexionar, fazendo dele portanto o pescoço capaz de virar a cabeça-verbo para onde quiser, de modo que fica claro para todos nós quem é que manda no pedaço.

A língua inglesa, neta de segundo grau do alemão, cresceu distâncias mas por algum motivo manteve a tradição maiúscula para os meses, os dias da semana, o Eu-sujeito, no papel, e mais meia dúzia de pessoas com cabelo cor de trigo que insiste em oferecer gesundheit em vez de bless you após um espirro, na prática. Já eu, pequena, desimportante, observo quieta tantos de nós usando a técnica para destacar Sentimentos ou Promoções mais ali ao sul do mundo. As coisas ficam mais Fortes, Verdadeiras e Oficiais conforme expandem, eles disseram. Afinal de contas quem liga pra coisa mixuruca, vai ser miserável lá na casa da sua avó. E ainda, e ainda. Ainda o quê? Ora essa.

A primavera, aqui ao norte, vem lentamente e depois de uma vez só, e até planta cujo talo cede após três folhas tem a tal Permissão para existir. Mas devia, mas precisa? Acontece que spring é estação e também verbo intransitivo: brota-se e pronto. Portanto se você for Ninguém também então há um par de nós!* Como se não bastasse, spring também é mola – como em Some Like It Hot em que um dos músicos em drag mira Marylin Monroe saracoteando e solta: it’s like jello on springs! O que faz dessa época um fantasma que nos quica pra vida depois de frio enferrujante. Me faz querer brotar junto, apesar de sabermos que não há nada de novo no front. No fim do dia, o que sobra é o cheiro de chuva e de magnólia e o meu colchão springy, pois cheio de molas e, quando me dão licença, também primaveril. A gente fica e planta e torce para que as memórias de sol, se Deus quiser!, acolchoem os dias de cãimbra.

* não conte! Eles iriam anunciar. :}

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s